Feijão Preto saboroso e leve

Para terminar essa semana trago algumas dicas básicas para fazer um feijão preto simplesmente delicioso! Siga essa receita para fazê-lo ficar bem temperado, cremoso e muito leve, sem dar aquela azia ou peso no estômago. Além de tudo, é uma receita ótima inclusive para os vegetarianos, pois não leva carne! 😉

Ingredientes:

  • 1/2 kg de feijão preto
  • 1 cebola média picadinha
  • 1 colher de sopa de alho amassado
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1/2 colher de sobremesa de louro em pó (ou 3 folhas de louro)
  • 1/2 maço de folhas de manjericão fresco
  • Sal e pimenta calabresa à gosto

Modo de Fazer:

– Primeiro lave muito bem o seu feijão. É importante escolher uma marca de qualidade. Eu uso o feijão Delícia.

– Coloque o feijão de molho numa tigela com água uns 3 dedos acima da linha do feijão. Tem que ficar de molho no mínimo por 1 hora.  Quando eu me lembro e tenho tempo costumo deixar de um dia para o outro.

– Bem, está na hora da panela de pressão! Coloque o feijão que ficou de molho na panela (Despreze a água que sobrou) . Acrescente mais água nova e limpa (até uns 3-4 dedos acima da linha dos grãos, feche bem a panela de pressão e coloque para cozinhar em fogo BAIXO. Essa é outra dica essencial para um feijão gostoso, com caldo cremoso: cozinhar na panela de pressão em fogo baixo pode demorar mais (costuma demorar de 45 minutos a 1 hora, dependendo do tempo que os grãos ficaram de molho antes), mas o resultado final é infinitamente melhor. Sabe aquele feijão que, apesar de estar bem cozido, tem o caldo ralo? Isso acontece quando ele é cozido na panela de pressão com fogo alto. Portanto, tenha paciência!

– Depois de cozido, reserve e prepare o tempero.

– Coloque na panela onde o seu feijão será temperado (eu uso um calderãozinho) todos os temperos, menos o manjericão. Deixe refogar em fogo médio até que o alho e a cebola estejam bem douradinhos. Acrescente o manjericão e o feijão já cozido. Deixe em fogo baixo por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Acerte o sal.

– Seu feijão está pronto! Essa receita também fica uma delícia para servir em copinho como aperitivo!!


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>