Famosa receita da Vovó

O feijão é primordial na vida de qualquer um, pode ser que um dia você precise morar sozinho, ou sua cozinheira precisa faltar, é feriado e os restaurantes estão fechados. Motivos não faltam para você aprender. Vamos ensinar a fazer o feijão Carioca, mas pode ser feito com o feijão preto também, o processo é o mesmo. A panela de pressão a ser usada será a mais comum de se vê que é a de 4,5 litros. Vamos lá!

 

Ingredientes

250g de feijão-Carioca
1 colher sopa de coloral
100g de bacon
2 dentes de alho
4 folhas de louro
1 raminho de alecrim
1 colher sopa de azeite

 

Modo de fazer

Cozinhar o feijão, por si só, já é como mágica. Primeiro, você confere se os grãos estão todos bons, dá uma lavadinha de leve, e coloca na panela de pressão com o coloral, o louro e o dobro de água do que a altura do feijão. A partir de quando a sua panela pegar pressão, deve levar uns 20 minutos até ele ficar no ponto: firme o suficiente para mexer sem desmanchar, e macio o suficiente pra ficar igual uma manteiga na sua boca. Na dúvida, é sempre melhor abrir a panela antes da hora do que depois: você pode terminar de cozinhar ele, literalmente, sem pressão nenhuma.

Cozido o feijão – e que cozimento, por que o coloral deixa ele lindo! – você pode fritar o seu bacon em uma frigideira à parte, acrescentar o alho picadinho e fritar também. Ajuste a quantidade de água do seu feijão para o tanto de caldo que você acha legal, e daí acrescente o bacon, alho, alecrim e sal. Deixe cozinhando até ferver e depois aguarde uns 10 minutos fervendo. Desligue o fogo. Acrescente o azeite. Mexa um pouco. Experimente. Está macio? Está com sal? Está incrivelmente gostoso? Se a resposta a essas 3 perguntas for sim, é hora de desligar o fogo e dar graças a Deus! E um beijo na sua vovó também.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>