Embrapa Arroz e Feijão recebe certificado de qualidade em programa interlaboratorial

O Laboratório de Análise Agroambiental da Embrapa Arroz e Feijão obteve o certificado de qualidade para as análises de fertilidade do solo, envolvendo a mensuração de teores de macro e micro nutrientes, matéria orgânica, acidez e pH. Esse reconhecimento foi concedido pelo Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), coordenado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ).

O PAQLF, conduzido em 2015/2016, buscou aferir a precisão e a exatidão do trabalho prestado por cada um dos 144 laboratórios, localizados em diferentes regiões do Brasil, que se inscreveram para pleitear a certificação de qualidade.

Para conseguir essa chancela, há um processo em que os laboratórios recebem amostras de solo e procedem as análises para a medição de uma série de parâmetros relacionados à fertilidade. Essas mensurações retornam para a Embrapa Solos, onde avalia-se a qualidade dos resultados, sendo que apenas aqueles que alcançam o índice de excelência, estipulado em igual ou acima de 70, são aprovados.

Ao todo, 84 laboratórios tiveram esse êxito e o Laboratório de Análise Agroambiental da Embrapa Arroz e Feijão atingiu o índice de eficiência de 93,61, ou seja, quase a pontuação completa, que é 100.

Com isso, o centro de pesquisa está habilitado a usar o “Selo de Qualidade do PAQLF” até abril de 2017, para as análises de fertilidade do solo, o que confere um diferencial profissional e um atestado de eficiência às atividades desenvolvidas.

Rodrigo Peixoto

FONTE: grupocultivar.com.br


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>